quarta-feira, 16 de abril de 2008

Saudoso Léo scj

Tenho procurado perceber a música como instrumento de cura interior e alimentar meu coração com canções sanadoras. Para evitar melindres entre os muitos compositores, cantores e grupos católicos, vou dar aqui um exemplo de um compositor secular, já falecido, que vem me ensinando muito a fazer cura interior por meio da música. Ao destacar seu trabalho, gostaria muito de convidar nossos grandes compositores da música cristã a nos ajudar, criando canções que nos estimulem a superar os problemas para alimentar a alegria no coração.
Adoniran Barbosa, o poeta do Bexiga, sabia fazer samba verdadeiro. Com uma caixa de fósforo na mão, acabou se tornando um dos grandes mestres na arte de transformar tragédias em fontes de alegria. Adoniran sabia reler sua história, fatos pequenos e grandes, de um jeito novo, entusiasmado, cheio de Deus. Ele nos ensina a arte de reler a vida à luz da graça.
A pior desgraça, num samba de Adoniran, vira uma música que cura o coração e nos ajuda a enfrentar as dificuldades da vida. Também, homem que tinha coração furado de amor, feito "táubua de tiro ao Álvaro", não poderia ser diferente.
A perda da casa, o fato de ter de viver na rua, pegando palhas para se cobrir, se transforma numa 'Saudosa Maloca' cheia de recordações bonitas dos dias felizes que ali foram vividos. A decepção com o amigo que não o epera apesar de ter feito o convite, vira um bem humorado 'Samba do Arnesto'.
Adoniran sabe enfrentar a tristeza, não partindo para a fuga, mas tendo a coragem de se sentar com ela, de dar-lhe 'Bom dia, Tristeza', pois sabe que tudo nesta vida é passageiro. Por isso, quando passamos a olhar o mundo ao nosso redor, percebemos pessoas em situações muito piores, então 'Aguenta a mão, João', já que com o coitado do Cibide aconteceu coisa muito pior.
Se existe escuridão, não reclame, 'Acende o Candieiro' e faça festa com o pouco que se tem. A vida precisa ser vivida e celebrada, mesmo que só tenha como alimento um 'Torresmo à Milanesa', ou que seja necessário fazer um 'Samba Italiano'.
Mas para que isso aconteça...
(Continuo amanhã, scm/.-)

Nenhum comentário: